quarta-feira, 25 de março de 2009

CONCURSO DE FRASES EM HOMENAGEM ÀS MULHERES


















Após uma disputa acirrada, finalmente saiu o resultado do concurso de frases em homenagem às mulheres do turno da tarde. A vencedora foi a aluna Amanda Furtado, da turma 704. Parabéns à vencedora

quinta-feira, 19 de março de 2009

MATEMÁTICA: UMA DISCIPLINA DIFÍCIL?


Não com a professora Edina, que ministra suas aulas de Matemática utilizando várias mídias, o que as torna mais atrativas, e, conseqüentemente, o conhecimento se constrói de forma prazerosa. A relação de amizade, ternura e respeito que construiu com seus alunos também é fundamental para esse sucesso. Parabéns professora Edina.

quarta-feira, 18 de março de 2009

TEXTO PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO

BBC Brasil

Bolsa Família pode diminuir impacto da crise, diz OIT

ANA CAROLINA MORAES
da BBC Brasil, em Paris

Um relatório produzido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) indica que a ampliação do programa Bolsa Família pode contribuir para estimular o consumo interno e amortecer o impacto da crise mundial entre as camadas mais pobres da população no Brasil.

O documento, que está sendo discutido nesta quarta-feira durante reunião da Comissão de Emprego e Política Social da organização, apresenta uma análise do programa social brasileiro, com base em dados fornecidos pelo governo e outros estudos independentes.

"Como a população de baixa renda têm forte propensão ao consumo para suprir necessidades básicas, acreditamos que a extensão do programa vai contribuir para aumentar a demanda de alimentos e produtos de primeira necessidade, além de promover o desenvolvimento local", afirmou à BBC Brasil um dos autores do estudo, Vinícius Pinheiro.

No final de janeiro, o governo brasileiro anunciou a extensão dos benefícios a 1,3 milhões de novas famílias. Estudos citados pela OIT apontam que o dinheiro recebido pelas famílias contempladas pela ajuda social é utilizado principalmente na compra de alimentos, roupas e material escolar.

"O Bolsa Família tem um papel anticíclico", diz Pinheiro. "Por um lado, representa um fluxo de renda estável e regular, ajudando a população de baixa renda a manter ou mesmo a melhorar o nível de vida. Por outro, estimula a demanda, promovendo o comércio e o desenvolvimento local."

Segundo o pesquisador, os recursos do Bolsa Família, que representam 0,4% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, acabam sendo "reinjetados" na economia.

Modelo brasileiro

O documento, intitulado Bolsa Família no Brasil: análise, conceito e impactos, também indica que o programa pode servir de exemplo para políticas de inserção social em outros países do mundo.

"O modelo brasileiro é um exemplo brilhante de que é possível realizar um processo de integração social maciço, em um curto espaço de tempo e a custos relativamente baixos", diz o relatório.

A OIT considera, entretanto, que o programa não pode ser incondicionalmente "exportado" a todos os países do mundo.

"Algumas condições fundamentais devem ser respeitadas", avalia Pinheiro. "Um modelo similar somente tem sentido onde já existe uma estrutura de saúde e educação. Por isso, países mais pobres da América Latina ou da África têm mais limitações."

Os dados analisados indicam ainda que o Bolsa Família é o maior programa de distribuição de renda do mundo, contribuindo "consideravelmente" para a diminuição da pobreza no Brasil. Cerca de 25% da redução da pobreza extrema no Brasil podem ser atribuídos ao programa, segundo a OIT.

Mortalidade

A OIT também enumera o que considera ser uma série de efeitos positivos indiretos do programa, entre eles a queda da mortalidade e desnutrição infantis, a emancipação da mulher e a diminuição da violência conjugal.

A organização ressalta, no entanto, que a transferência de recursos não parece capaz de eliminar o trabalho infantil.

"Uma das razões poderia estar ligada ao fato de que os recursos do programa ainda são insuficientes para manter as crianças longe do mercado de trabalho", diz o documento. "Estudos indicam que uma criança pode receber, com o trabalho, quase 12 vezes mais do que o valor da parcela de ajuda social transferida pelo programa."

O relatório da OIT também contesta as críticas recorrentes de que o Bolsa Família poderia contribuir para desencorajar o trabalho.

"O que constatamos é justamente o contrário", afirma Pinheiro. "Achamos que a transferência de recursos pode ajudar a superar muitas das barreiras à entrada no mercado de trabalho da população de baixa renda, como a falta de acesso a uma conta no banco."

Dados analisados pela OIT indicam que a taxa de emprego entre as mulheres é 4,3% maior nas famílias que se beneficiam do programa do que em famílias de mesma condição social que não recebem os benefícios do governo.

Para a elaboração do relatório, a OIT se limitou a analisar dados fornecidos pelo governo brasileiro e a avaliar estudos independentes.

O documento, que segundo a organização poderá servir de base para um estudo mais aprofundado, seria apresentado nesta quarta-feira, em Genebra, na presença do ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social).

OFICINA DE LINUX EDUCACIONAL II



Dentro da programação de mini-oficinas, hoje o professor Roberto Martins ministrou a oficina de LINUX EDUCACIONAL para a turma 801. A turma optou por fazer uma oficina sobre o programa BrOffice.org impress, que será utilizado para apresentações das atividades de Geografia solicitadas pelo Professor João Marcelo.



MÍDIAS NA PRÉ-HISTÓRIA
































A professora Gilma ministrou uma aula de História na Sala de Informática, para a turma 501, abordando o tema "A Pré-História e a evolução do homem". A professora utilizou a internet e data show para a análise de imagens apresentadas em power point sobre o período estudado. Em seguida, os alunos acessaram a internet para pesquisa sobre alguns conceitos para produção de textos no editor no BrOffice. A turma é integrante do projeto "Conhecendo seu bairro" que está sendo desenvolvido no ano de 2009.

segunda-feira, 16 de março de 2009

OFICINAS DE LINUX EDUCACIONAL


Durante o período de 16 a 20/03/2009 o professor Roberto Martins estará ministrando mini-oficinas para os alunos do CB III iniciante sobre o programa Linux Educacional. A oficina é uma iniciativa da Sala de Informática voltada para alunos novos que não conhecem o sistema linux. As mini-oficinas têm duração de 90 minutos, onde são trabalhadas as ferramentas básicas do programa dentro da temática da aula proposta pelo professor de sala de aula. Hoje, por exemplo, a mini-oficina foi realizada na aula de matemática com a professora Silêda, dentro do tema algebra elementar.

quinta-feira, 12 de março de 2009

CONCURSO DE FRASES EM HOMENAGEM ÀS MULHERES







Saiu o resultado do concurso de frases em homenagem às mulheres promovida pelo professor Júlio, de Língua Portuguesa. A vencedora foi a aluna Débora Soraya, da turma 802 da manhã.

quarta-feira, 11 de março de 2009

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Leiam a informação que retiramos do site do MEC !!!



Formação de professor faz ideb saltar

10/03/2009 15:40:36

Salvador – Duas pequenas cidades no interior da Bahia surpreenderam ao superar as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A formação de professores, relatam os gestores municipais, foi fundamental para o salto de qualidade.

Em Condeúba, a cerca de 600 quilômetros de Salvador, o Ideb passou de 3,8 para 4,7 nas séries iniciais do ensino fundamental, alcançando a meta para 2011. São 52 escolas de ensino fundamental e três creches.

O secretário de educação, Adão Pereira, afirma que a prefeitura resolveu investir na formação superior dos professores da rede. “A meta é chegar até o final desta gestão, em 2012, com 90% dos professores formados”, afirma.

Para qualificar os docentes, a secretaria oferece bolsas de estudo que cobrem de 60% a 100% das mensalidades de cursos superiores em instituições de ensino privadas. “Já temos 89 professores formados e mais 60 começaram a estudar ano passado”, diz, em relação à gestão passada. Neste ano, a expectativa é financiar o estudo de outros 60 professores.

Em Mortugaba, a 700 quilômetros da capital baiana, a solução foi parecida. “Em 2005, todos os professores só tinham o magistério”, conta a secretária de educação, Elite Cerqueira. No município, o Ideb cresceu de 4,3 para 4,7. São 37 escolas de ensino fundamental e uma creche.

Além da formação de professores, os dois secretários concordam que o reforço escolar no contraturno também é importante para garantir que as crianças aprendam. Nos dois municípios, os prefeitos foram reeleitos e os secretários de educação permaneceram no cargo.

Apesar do bom desempenho, os gestores vieram a Salvador para saber como conseguir mais apoio do Ministério da Educação e continuar a melhorar. “Moro longe e às vezes nem fico sabendo direito o que tem à disposição dos municípios”, diz Adão. “Acho que vou sair daqui com todas as informações para aderir ao Pro-Letramento” comemora.

Elite diz que incluiu em seu Plano de Ações Articuladas (PAR) demandas para qualificar ainda mais a formação dos professores e para ampliar o número de creches. “Também temos interesse na Escola de Gestores, porque o desempenho do diretor influencia muito o desempenho da escola.”

No PAR do município onde Adão é secretário, a principal demanda é por formação de professores que ensinam alunos com deficiências e por salas multifuncionais.

Em Salvador, cerca de 300 secretários municipais estão reunidos, até sexta-feira, 13, com técnicos do MEC, para conhecer e discutir a melhoria da educação básica.

Maria clara Machado

terça-feira, 10 de março de 2009

GEOMETRIA DINÂMICA: TESTE DIAGNÓSTICO











Os alunos das turmas 801 e 802 realizaram o primeiro teste diagnóstico de conhecimento sobre geometria elementar como parte do projeto de Geometria Dinâmica. O teste foi realizado na Sala de Informática e constou de 5 questões sobre o assunto. O projeto é coordenado pelos professores Ronaldo Lima (Matemática) e Roberto Martins (Informática Educativa) e executado sob a orientação do Professor Paulo Silva (NIED).








quinta-feira, 5 de março de 2009

HOMENAGEM ÀS MULHERES


















Alunos do professor Júlio (Língua Portuguesa) elaborando atividades para homenagear as mulheres.

quarta-feira, 4 de março de 2009

UM BLOG DE SUCESSO

Oficialmente lançado em 20/11/2008, durante a II Mostra de Atividades Pedagógicas da Escola Manuela Freitas, nosso blog vai alcançar, brevemente, a marca de 1.000 acessos. A marca demonstra a aceitação do blog pela dacomunidade escolar e já é conhecido na comunidade do entorno. Agradecemos o apoio de todos que contribuíram para nosso sucesso. Breve estaremos divulgando atividades e trabalhos de alunos e professores premiados pelas boas iniciativas que contribuem para aprimorar o ensino-aprendizagem.

terça-feira, 3 de março de 2009

AULA INAUGURAL DO PROJETO GEOMETRIA DINÂMICA











O Professor Paulo (consultor pedagógico do NIED), juntamente com o professor Ronaldo Lima, de Matemática, ministraram a AULA INAUGURAL do Projeto Geometria Dinâmica para o ano de 2009. O professor Paulo falou sobre a metodologia e as atividades a serem realizadas, assim como, da estrutura do programa Régua e Compasso. Exibindo os trabalho feitos por alunos em 2008, explicou conceitos básicos da geometria a serem trabalhados. O professor Ronaldo explicou a importância da Sala de Informática para as atividades em Matemática. Em seguida, os alunos das turma 803 e 804 realizaram algumas atividades no programa.
A escola agradece, mais uma vez, a presença do professor Paulo, que já é parceiro da escola no projeto desde sua implantação, em 2007. Vejam as fotos.