quarta-feira, 11 de março de 2009

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Leiam a informação que retiramos do site do MEC !!!



Formação de professor faz ideb saltar

10/03/2009 15:40:36

Salvador – Duas pequenas cidades no interior da Bahia surpreenderam ao superar as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A formação de professores, relatam os gestores municipais, foi fundamental para o salto de qualidade.

Em Condeúba, a cerca de 600 quilômetros de Salvador, o Ideb passou de 3,8 para 4,7 nas séries iniciais do ensino fundamental, alcançando a meta para 2011. São 52 escolas de ensino fundamental e três creches.

O secretário de educação, Adão Pereira, afirma que a prefeitura resolveu investir na formação superior dos professores da rede. “A meta é chegar até o final desta gestão, em 2012, com 90% dos professores formados”, afirma.

Para qualificar os docentes, a secretaria oferece bolsas de estudo que cobrem de 60% a 100% das mensalidades de cursos superiores em instituições de ensino privadas. “Já temos 89 professores formados e mais 60 começaram a estudar ano passado”, diz, em relação à gestão passada. Neste ano, a expectativa é financiar o estudo de outros 60 professores.

Em Mortugaba, a 700 quilômetros da capital baiana, a solução foi parecida. “Em 2005, todos os professores só tinham o magistério”, conta a secretária de educação, Elite Cerqueira. No município, o Ideb cresceu de 4,3 para 4,7. São 37 escolas de ensino fundamental e uma creche.

Além da formação de professores, os dois secretários concordam que o reforço escolar no contraturno também é importante para garantir que as crianças aprendam. Nos dois municípios, os prefeitos foram reeleitos e os secretários de educação permaneceram no cargo.

Apesar do bom desempenho, os gestores vieram a Salvador para saber como conseguir mais apoio do Ministério da Educação e continuar a melhorar. “Moro longe e às vezes nem fico sabendo direito o que tem à disposição dos municípios”, diz Adão. “Acho que vou sair daqui com todas as informações para aderir ao Pro-Letramento” comemora.

Elite diz que incluiu em seu Plano de Ações Articuladas (PAR) demandas para qualificar ainda mais a formação dos professores e para ampliar o número de creches. “Também temos interesse na Escola de Gestores, porque o desempenho do diretor influencia muito o desempenho da escola.”

No PAR do município onde Adão é secretário, a principal demanda é por formação de professores que ensinam alunos com deficiências e por salas multifuncionais.

Em Salvador, cerca de 300 secretários municipais estão reunidos, até sexta-feira, 13, com técnicos do MEC, para conhecer e discutir a melhoria da educação básica.

Maria clara Machado

Nenhum comentário: