quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

GEOGRAFIA:GLOBALIZAÇÃO E TECNOLOGIA



















Hoje as turmas 801 e 802 iniciaram as atividades na Sala de Informática assistindo o filme "Questão de Lealdade". O filme narra o período Pós-Segunda Guerra e o mundo bipolar sob a influência do Capitalismo e Comunismo. O professor de Geografia, João Marcelo, vai realizar várias atividades na SI sobre o assunto: debates, pesquisas na internet, produção de textos e exposições. O objetivo é o aprofundamento das questões sobre o período da "Guerra Fria" e suas implicações no cotidiano no passado recente e no cotidiano presente dos alunos sob a influência do sistema Capitalista.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

KIT PROFESSOR



A iniciativa do Conselho Escolar, Direção e equipe técnica da escola de entregar para cada professor o KIT PROFESSOR foi recebida com satisfação por todo o corpo docente da escola. O kit é composto por uma pasta com o material a ser utilizado pelos professor em sala durante o período letivo, como por exemplo: Canetas PILOT (3), tinta para reposição, apagador, canetas, corretivo, régua, lápis, marcador de texto e papel chamequinho. São iniciativas como esta que incentivam os profissionais da educação a se dedicarem, ainda mais, ao processo ensino-aprendizagem. Ma foto, a professor Gilma, de História, recebendo seu material.






JORNADA PEDAGÓGICA - PROGRAMAÇÃO

TÍTULO: Socialização de Saberes, Aprendizagens e Fazeres”

PERÍODO: 13 á 16 de janeiro de 2009

JUSTIFICATIVA

A Jornada Pedagógica da Escola Municipal Manuela Freitas é uma das atividades estabelecida em seu Projeto Político-Pedagógico que deve acontecer todos os anos, mas que tem sido fortalecida a partir de 2008, quando aumentou a participação efetiva dos profissionais da própria escola que se dispõem a contribuir com os colegas e consigo mesmo no processo de formação continuada e coletiva, que se constitui em trocas de experiências e saberes entre os colegas de trabalho, afinal, a finalidade da prática profissional é revelar os saberes de cada um, compreender como eles são integradas nas atividades do processo ensino-aprendizagem, das relações inter-pessoais, e como os profissionais os incorporam, produzem, transformam e utilizam em seu trabalho pedagógico e de gestão.
A Jornada Pedagógica de 2009, intitulada “Socialização de Saberes, Aprendizagens e Fazeres”, representa nosso amadurecimento profissional da necessidade de que as ações da escola só terão seus objetivos alcançados, quando os sujeitos se sentirem envolvidos por elas e se comprometerem efetivamente com seu sucesso. Partindo desse princípio, foi que decidimos fazer esta jornada como uma grande oportunidade de troca de experiências, saberes, fazeres, para que cada um tenha oportunidade de conhecer o trabalho do outro, com ele aprender e a ele também ensinar, afinal, para (Tardif, 1999) “Saber é um sentido amplo, pois engloba os conhecimentos, as competências, as habilidades, atitudes, isto é; aquilo que muitas vezes foi chamado de saber, saber-fazer e saber ser.”
Nesta perspectiva, esperamos que esta Jornada possa proporcionar aos educadores, em especial aos Professores, Coordenação Pedagógica e a Gestão da escola, momentos de reflexão, debate, avaliação, construção coletiva e melhorar o planejamento das ações pedagógicas a serem desenvolvidas no ano letivo de 2009, e ampliar a progressão com sucesso ao fortalecer e qualificar o processo ensino-aprendizagem realizado na escola, bem como a qualidade das relações estabelecidas entre os sujeitos dos diferentes seguimentos da comunidade escolar. Acreditamos que os diferentes saberes de cada profissionais da escola sejam incorporados em seu trabalho diário no interior da escola, especialmente em sala de aula.



OBJETIVOS
Geral:
Realizar a Jornada pedagógica 2009 com a participação direta de todos os professores, coordenadores pedagógicos e equipe gestora da escola de forma coletiva e partilhada, para avaliar e planejar as ações do ano letivo de 2009.

Específicos:

Refletir e avaliar como se deram as ações de 2008, em que aspectos erramos, em quais acertamos e em que podemos melhorar;
Planejar coletivamente as ações a serem desenvolvidas em 2009;
Proporcionar momento de troca de experiências entre os colegas de trabalho e a aprendizagem coletiva entre eles;
Compreender a importância dos diferentes saberes e dos saberes de cada um para o sucesso do trabalho coletivo;
Organizar o Calendário Letivo de 2009;
Ampliar a nossa formação profissional e a melhoria da gestão escolar.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS


Por tratar-se de uma Jornada Pedagógica que traz como tema “Socialização de Saberes, Aprendizagens e Fazeres”, é importante que se crie oportunidades para que esses saberes sejam revelados, conhecidos, refletidos e ampliados, possibilitando a melhoria da qualidade social do ensino e das relações entre os sujeitos.
Isso nos levou a planejar as seguintes atividades para serem trabalhadas esses dias.

1- Leitura de textos;
2- Discussão em grupo;
3- Comunicação oral;
4- Construção coletiva de propostas;
5- Elaboração dos Planejamentos de cada disciplina;
6- Recreação




CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO


Nº ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA

DATA / HORA

RESPONSÁVEL

01

Abertura: cada grupo em seu horário de trabalho para orientações e auto-avaliação individual de 2008


13 / 01 / 2009

Coordenação de cada turno

02

Dinâmica coletiva: 1º momento: Quais os principais problemas de 2008?. 2º momento: Que soluções podem resolver esses problemas?, 3º momento: quem será responsável pela resolução dos problemas. (montar quadros)


14 / 01/ 2009
As 16:00h

Coordenação Pedagógica e Direção

03

Comunicação Oral: Saberes Docentes

15/ 01/ 09 – 16:00h


Coordenação
Peadagógica

04

Planejamento das atividades por áreas de conhecimento

15/01/09 - 17:00h
Coordenadoras
Pedagógicas

05

Esclarecimentos: As novas regras da Língua Portuguesa


16/01/09 - 16:00h

Evandro

06

Discussão e apreciação do Calendário Letivo 2009


16/01/09 - 17:30h

Professores

07

* Continuação ao Planejamento por áreas de conhecimento

* Encerramento e agradecimentos


16/01/09 – 17:30

16/01/09 – 19:00h

Professores

Direção

OBS: Esta programação está pautada dentro do critério da flexibilidade, portanto, poderá sofrer modificações no decorrer de seu desenvolvimento.

JORNADA PEDAGÓGICO

CALENDÁRIO ESCOLAR 2009

JANEIRO: 05 dias letivos
29/12/08 a 12/01/09= Recesso Docente
13 a 16= Jornada Pedagógica
19= Início do Ano Letivo
19 a 22= Acolhida dos alunos, pais/responsáveis
26 a 30= Fórum Mundial Social

FEVEREIRO: 17 dias letivos
02 a 06= Aulas e orientação geral das atividades escolares
6 a 27= orientação: importância e postura do líder de turma

MARÇO: 22 dias letivos
03= Eleição dos Representantes de Turmas
06 = Dia Internacional da Mulher
09= Entrada dos Alunos com Uniforme
10= Posse dos Representantes de Turmas

ABRIL: 20 dias letivos
10= Sexta-feira Santa
13 a 17= 1ª. Culminância Avaliativa
20 a 24= 2ª. Chamada
30.....= Comemoração da Páscoa

MAIO: 20 dias letivos
01= Dia do Trabalho
08 = Dia das Mães
04 a 08= I Conselho de Ciclo/Totalidade


JUNHO: 21 dias letivos
19 = Simulado para CF IV
.30.= Festa Junina
30= Encerramento do Semestre

JULHO: FÉRIAS ESCOLARES

AGOSTO: 21 dias letivos
11= Homenagem ao Estudante
31/08 a 04/09 = 2ª. Culminância Avaliativa


SETEMBRO: 21 dias letivos
01 a 04/09= 2ª. Culminância Avaliativa
08 a 11= 2ª. Chamada / Torneio da Pátria
21 a 25= II Conselho de Ciclo/Totalidade

OUTUBRO: 20 dias letivos
02 = Exposição de Trabalhos
12= Pós Círio/Na. Sa. Aparecida
15= Dia do Professor
26= Recírio
27= Dia do Funcionário Público


NOVEMBRO: 20 dias letivos
16 a 20 = III Culminância Avaliativa
20= Dia da Consciência Negra
21= SEMEC – MOSTRA CULTURAL
23 a 27 = 2 Chamada
30/11 = Pré-Conselho

DEZEMBRO: 13 dias letivos
01 a 04/12= Pré-Conselho
07 a 11= Jogos Estudantis Internos
14 a 18= Conselho de Ciclo Final/Totalidade
22/12.= Confraternização dos Funcionários
28/12 a 11/01/2010= Recesso Docente

JANEIRO 2010
28/12 a 11/01= Recesso Docente

JOGOS INTERNOS/2008