TÍTULO: Socialização de Saberes, Aprendizagens e Fazeres”
PERÍODO: 13 á 16 de janeiro de 2009
JUSTIFICATIVA
A Jornada Pedagógica da Escola Municipal Manuela Freitas é uma das atividades estabelecida em seu Projeto Político-Pedagógico que deve acontecer todos os anos, mas que tem sido fortalecida a partir de 2008, quando aumentou a participação efetiva dos profissionais da própria escola que se dispõem a contribuir com os colegas e consigo mesmo no processo de formação continuada e coletiva, que se constitui em trocas de experiências e saberes entre os colegas de trabalho, afinal, a finalidade da prática profissional é revelar os saberes de cada um, compreender como eles são integradas nas atividades do processo ensino-aprendizagem, das relações inter-pessoais, e como os profissionais os incorporam, produzem, transformam e utilizam em seu trabalho pedagógico e de gestão.
A Jornada Pedagógica de 2009, intitulada “Socialização de Saberes, Aprendizagens e Fazeres”, representa nosso amadurecimento profissional da necessidade de que as ações da escola só terão seus objetivos alcançados, quando os sujeitos se sentirem envolvidos por elas e se comprometerem efetivamente com seu sucesso. Partindo desse princípio, foi que decidimos fazer esta jornada como uma grande oportunidade de troca de experiências, saberes, fazeres, para que cada um tenha oportunidade de conhecer o trabalho do outro, com ele aprender e a ele também ensinar, afinal, para (Tardif, 1999) “Saber é um sentido amplo, pois engloba os conhecimentos, as competências, as habilidades, atitudes, isto é; aquilo que muitas vezes foi chamado de saber, saber-fazer e saber ser.”
Nesta perspectiva, esperamos que esta Jornada possa proporcionar aos educadores, em especial aos Professores, Coordenação Pedagógica e a Gestão da escola, momentos de reflexão, debate, avaliação, construção coletiva e melhorar o planejamento das ações pedagógicas a serem desenvolvidas no ano letivo de 2009, e ampliar a progressão com sucesso ao fortalecer e qualificar o processo ensino-aprendizagem realizado na escola, bem como a qualidade das relações estabelecidas entre os sujeitos dos diferentes seguimentos da comunidade escolar. Acreditamos que os diferentes saberes de cada profissionais da escola sejam incorporados em seu trabalho diário no interior da escola, especialmente em sala de aula.
OBJETIVOS
Geral:
Realizar a Jornada pedagógica 2009 com a participação direta de todos os professores, coordenadores pedagógicos e equipe gestora da escola de forma coletiva e partilhada, para avaliar e planejar as ações do ano letivo de 2009.
Específicos:
Refletir e avaliar como se deram as ações de 2008, em que aspectos erramos, em quais acertamos e em que podemos melhorar;
Planejar coletivamente as ações a serem desenvolvidas em 2009;
Proporcionar momento de troca de experiências entre os colegas de trabalho e a aprendizagem coletiva entre eles;
Compreender a importância dos diferentes saberes e dos saberes de cada um para o sucesso do trabalho coletivo;
Organizar o Calendário Letivo de 2009;
Ampliar a nossa formação profissional e a melhoria da gestão escolar.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Por tratar-se de uma Jornada Pedagógica que traz como tema “Socialização de Saberes, Aprendizagens e Fazeres”, é importante que se crie oportunidades para que esses saberes sejam revelados, conhecidos, refletidos e ampliados, possibilitando a melhoria da qualidade social do ensino e das relações entre os sujeitos.
Isso nos levou a planejar as seguintes atividades para serem trabalhadas esses dias.
1- Leitura de textos;
2- Discussão em grupo;
3- Comunicação oral;
4- Construção coletiva de propostas;
5- Elaboração dos Planejamentos de cada disciplina;
6- Recreação
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Nº ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA
DATA / HORA
RESPONSÁVEL
01
Abertura: cada grupo em seu horário de trabalho para orientações e auto-avaliação individual de 2008
13 / 01 / 2009
Coordenação de cada turno
02
Dinâmica coletiva: 1º momento: Quais os principais problemas de 2008?. 2º momento: Que soluções podem resolver esses problemas?, 3º momento: quem será responsável pela resolução dos problemas. (montar quadros)
14 / 01/ 2009
As 16:00h
Coordenação Pedagógica e Direção
03
Comunicação Oral: Saberes Docentes
15/ 01/ 09 – 16:00h
Coordenação
Peadagógica
04
Planejamento das atividades por áreas de conhecimento
15/01/09 - 17:00h
Coordenadoras
Pedagógicas
05
Esclarecimentos: As novas regras da Língua Portuguesa
16/01/09 - 16:00h
Evandro
06
Discussão e apreciação do Calendário Letivo 2009
16/01/09 - 17:30h
Professores
07
* Continuação ao Planejamento por áreas de conhecimento
* Encerramento e agradecimentos
16/01/09 – 17:30
16/01/09 – 19:00h
Professores
Direção
OBS: Esta programação está pautada dentro do critério da flexibilidade, portanto, poderá sofrer modificações no decorrer de seu desenvolvimento.
PERÍODO: 13 á 16 de janeiro de 2009
JUSTIFICATIVA
A Jornada Pedagógica da Escola Municipal Manuela Freitas é uma das atividades estabelecida em seu Projeto Político-Pedagógico que deve acontecer todos os anos, mas que tem sido fortalecida a partir de 2008, quando aumentou a participação efetiva dos profissionais da própria escola que se dispõem a contribuir com os colegas e consigo mesmo no processo de formação continuada e coletiva, que se constitui em trocas de experiências e saberes entre os colegas de trabalho, afinal, a finalidade da prática profissional é revelar os saberes de cada um, compreender como eles são integradas nas atividades do processo ensino-aprendizagem, das relações inter-pessoais, e como os profissionais os incorporam, produzem, transformam e utilizam em seu trabalho pedagógico e de gestão.
A Jornada Pedagógica de 2009, intitulada “Socialização de Saberes, Aprendizagens e Fazeres”, representa nosso amadurecimento profissional da necessidade de que as ações da escola só terão seus objetivos alcançados, quando os sujeitos se sentirem envolvidos por elas e se comprometerem efetivamente com seu sucesso. Partindo desse princípio, foi que decidimos fazer esta jornada como uma grande oportunidade de troca de experiências, saberes, fazeres, para que cada um tenha oportunidade de conhecer o trabalho do outro, com ele aprender e a ele também ensinar, afinal, para (Tardif, 1999) “Saber é um sentido amplo, pois engloba os conhecimentos, as competências, as habilidades, atitudes, isto é; aquilo que muitas vezes foi chamado de saber, saber-fazer e saber ser.”
Nesta perspectiva, esperamos que esta Jornada possa proporcionar aos educadores, em especial aos Professores, Coordenação Pedagógica e a Gestão da escola, momentos de reflexão, debate, avaliação, construção coletiva e melhorar o planejamento das ações pedagógicas a serem desenvolvidas no ano letivo de 2009, e ampliar a progressão com sucesso ao fortalecer e qualificar o processo ensino-aprendizagem realizado na escola, bem como a qualidade das relações estabelecidas entre os sujeitos dos diferentes seguimentos da comunidade escolar. Acreditamos que os diferentes saberes de cada profissionais da escola sejam incorporados em seu trabalho diário no interior da escola, especialmente em sala de aula.
OBJETIVOS
Geral:
Realizar a Jornada pedagógica 2009 com a participação direta de todos os professores, coordenadores pedagógicos e equipe gestora da escola de forma coletiva e partilhada, para avaliar e planejar as ações do ano letivo de 2009.
Específicos:
Refletir e avaliar como se deram as ações de 2008, em que aspectos erramos, em quais acertamos e em que podemos melhorar;
Planejar coletivamente as ações a serem desenvolvidas em 2009;
Proporcionar momento de troca de experiências entre os colegas de trabalho e a aprendizagem coletiva entre eles;
Compreender a importância dos diferentes saberes e dos saberes de cada um para o sucesso do trabalho coletivo;
Organizar o Calendário Letivo de 2009;
Ampliar a nossa formação profissional e a melhoria da gestão escolar.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Por tratar-se de uma Jornada Pedagógica que traz como tema “Socialização de Saberes, Aprendizagens e Fazeres”, é importante que se crie oportunidades para que esses saberes sejam revelados, conhecidos, refletidos e ampliados, possibilitando a melhoria da qualidade social do ensino e das relações entre os sujeitos.
Isso nos levou a planejar as seguintes atividades para serem trabalhadas esses dias.
1- Leitura de textos;
2- Discussão em grupo;
3- Comunicação oral;
4- Construção coletiva de propostas;
5- Elaboração dos Planejamentos de cada disciplina;
6- Recreação
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Nº ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA
DATA / HORA
RESPONSÁVEL
01
Abertura: cada grupo em seu horário de trabalho para orientações e auto-avaliação individual de 2008
13 / 01 / 2009
Coordenação de cada turno
02
Dinâmica coletiva: 1º momento: Quais os principais problemas de 2008?. 2º momento: Que soluções podem resolver esses problemas?, 3º momento: quem será responsável pela resolução dos problemas. (montar quadros)
14 / 01/ 2009
As 16:00h
Coordenação Pedagógica e Direção
03
Comunicação Oral: Saberes Docentes
15/ 01/ 09 – 16:00h
Coordenação
Peadagógica
04
Planejamento das atividades por áreas de conhecimento
15/01/09 - 17:00h
Coordenadoras
Pedagógicas
05
Esclarecimentos: As novas regras da Língua Portuguesa
16/01/09 - 16:00h
Evandro
06
Discussão e apreciação do Calendário Letivo 2009
16/01/09 - 17:30h
Professores
07
* Continuação ao Planejamento por áreas de conhecimento
* Encerramento e agradecimentos
16/01/09 – 17:30
16/01/09 – 19:00h
Professores
Direção
OBS: Esta programação está pautada dentro do critério da flexibilidade, portanto, poderá sofrer modificações no decorrer de seu desenvolvimento.
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