terça-feira, 28 de abril de 2009

PROJETO "CONHECENDO SEU BAIRRO"



Nesta terça-feira (28/04/09) a turma 504 realizou pesquisa de campo no bairro do Guamá. É mais uma ação do projeto "Conhecendo seu Bairro". Os locais visitados foram : O pão de Santo Antônio e o Cemitério de Santa Isabel. O Objetivo da atividade foi oportunizar aos alunos conhecer melhor o Patrimônio Histórico do bairro e levantar alguns dados e informações sobre esses espaços. Leia em COMENTÁRIOS as primeiras opiniões dos alunos logo após as visitas. Participaram da aula os professores Roberto Martins e Gilma Pontes (História) e o funcionário Luis.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

ENTREVISTA

O professor Júlio é uma unanimidade na escola Manuela Freitas. Um dos professores mais antigos na escola e trabalhando com a disciplina Língua Portuguesa ele gosta de poesia e da profissão que escolheu para trabalhar. Sem dúvida, é um exemplo para todos nós. Abaixo, uma pequena entrevista do professor Júlio para o blog da escola.

Blog :Qual o motivo da escolha da Língua Portuguesa?
Prof° Júlio: O fato de gostar de ler e escrever. Antes eu sonhava em ser médico, tanto que escolhi, na época, em 1975, a área de Ciências Biológicas, mas um teste vocacional tirou-me a pretensão, principalmente quando entrei num hospital e passei mal.

Blog: O que é ser professor?
Prof° Júlio: É descobrir, a cada dia, o quanto o conhecimento é importante na vida de cada um.

Blog: Há quanto tempo trabalha na escola?
Prof° Júlio: Completei 26 anos em 1º de abril. Antes trabalhei 5 anos na Secretaria de Urbanismo como auxiliar técnico de engenharia.

Blog: Explique seu trabalho com poesia e o interesse dos aluno pelo tema?
Prof° Júlio: É gratificante ouvir a voz dos pequeninos num mundo cheio de desesperança e corrompido, observar que o sonho....ainda não acabou, e nada é mais interessante para o aluno do que saber que a sua produção poética contribui para a construção do conhecimento.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

CONCURSO LOGOMARCA DO BLOG

Vem aí o concurso para a escolha da nova logomarca para o blog da escola. Para participar, é necessário fazer a inscrição na "Oficina de Blog" a ser realizada na Sala de Informática. Faremos duas oficinas com 15 vagas em cada. Após a oficina, o concurso será realizado e escolhido a melhor logomarca, que substituirá a atual. Vamos lá !!! Participe!!!. O vencedor receberá um prêmio e certificado.

Os interessados devem procurar o professor Roberto Martins, na Sala de Informática.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

PROJETO "CONHECENDO SEU BAIRRO" II
























Os alunos da turma 501 iniciaram a segunda fase do projeto "Conhecendo seu Bairro". Nesta fase, as atividades foram realizadas fora do ambiente escolar e constaram de visitas aos locais previamente escolhidos pela turma. Foram visitados três Instituições importantes do bairro do Guamá. No "Pão de Santo Antônio" os alunos foram recebidos para uma visita aos idosos que vivem no local e levantaram informações sobre a instituição e sua importância na história do bairro. Na oportunidade, os alunos entregaram 40 kg de alimentos não-perecíveis ao setor de serviço social. No Cemitério de Santa Isabel, a visita foi para levantamento de informações sobre a história do cemitério e documentar, através de fotografias, as sepulturas para estudo de sua arquitetura. Finalmente, na UFPA, os alunos conheceram a instituição e o "Rio que chove" significado do termo "Guamá" para os indígenas que habitaram aquela área até a chegada dos europeus. Algumas fotos da visita.


quarta-feira, 1 de abril de 2009

PROJETO "CONHECENDO SEU BAIRRO"
















Hoje, a turma 502 finalizou as atividades da primeira fase do projeto "Conhecendo seu Bairro", com a elaboração dos questionários a serem aplicados nas entrevistas. Neste fase, foram realizadas as seguintes atividades:
- Apresentação do Projeto
- Escolha do Bairro a ser pesquisado
- Pesquisa sobre a História do Bairro de São Brás e seus Monumentos Históricos.
- Localização dos locais a serem visitados no Google Maps.
- Programação das visitas com a SEMEC.
- Elaboração dos questionários.
O projeto tem tem a Sala de Informática como espaço aglutinador das atividades, que se desenvolvem utilizando as mídias integradas disponíveis na escola. Os professores envolvidos são.
Evandro - Língua Portuguesa.
Gilma - História.
Delzuíla - Geografia.
Roberto Martins - História/Informática Educativa.
Contamos ainda com o apoio da coordenação pedagógica e Direção.